Prêmio FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil
Em 1975, a FNLIJ iniciou a sua premiação anual, com o Prêmio FNLIJ – O Melhor para Criança, distinção máxima concedida aos melhores livros infantis e juvenis, que hoje conta com diversas categorias: Criança, Jovem, Imagem, Informativo, Poesia, Livro Brinquedo, Teatro, Teórico, Reconto, Literatura em Língua Portuguesa, Tradução/Adaptação Criança, Tradução/Adaptação Jovem, Tradução/Adaptação Informativo, Tradução/Adaptação Reconto, Revelação Escritor, Revelação Ilustrador, Melhor Ilustração e Projeto Editorial.
A FNLIJ concedeu Prêmios Especiais, em 1997, 1998 e 1999, a obras em nova edição de autores falecidos (Carlos Drummond de Andrade e Rubem Braga) e a obras de coleções anteriormente premiadas.
Desde 1992, a FNLIJ criou o Hors Concours para cada prêmio, a fim de estimular novos escritores e ilustradores. Ele ocorre quando o mais votado na categoria já ganhou pelo menos três vezes o Prêmio FNLIJ como escritor ou ilustrador.
Objetivos
O prêmio FNLIJ tem como objetivo os seguintes ponto:
– Identificar e dar publicidade aos melhores títulos publicados, no Brasil, para crianças e jovens;
– Estimular o trabalho de escritores, ilustradores, tradutores, editores que se dedicam à literatura infantil e juvenil, assim como aos livros informativos para o segmento infantil e juvenil;
– Incrementar e promover a produção de livros de qualidade para crianças e jovens no Brasil;
– Promover a leitura literária junto à população em geral e, em particular, para educadores, considerando-a como base para a formação cultural de crianças e jovens;
– Subsidiar a ação de pesquisadores, escritores, pais, editores, autores e especialistas em literatura para crianças e jovens, divulgando e disponibilizando informação sobre leitura e literatura infantil e juvenil;
– Criar uma base referencial de qualidade, permanentemente atualizada, sobre literatura infantil e juvenil e leitura;
– Subsidiar a formação de professores, por meio do uso das informações disponibilizadas na Internet e pesquisa na Biblioteca da FNLIJ;
– Subsidiar políticas culturais e educacionais de compra de acervos e programas de leitura em todos os níveis de governo ou fora deles.
Critério de Avaliação
Quanto aos critérios de avaliação, o leitor-votante se compromete a analisar e observar cada livro quanto à qualidade, baseando-se nas seguintes considerações:
– originalidade do texto;
– originalidade da ilustração;
– uso artístico e competente da língua e do traço;
– qualidade das traduções;
– considerando o conceito de objeto-livro, que inclui o projeto editorial e gráfico.
Fases do Prêmio
Na primeira fase da Seleção Anual do Prêmio FNLIJ serão escolhidos os livros Altamente Recomendáveis, que recebem o Selo Altamente Recomendável FNLIJ. São considerados livros Altamente Recomendável, os títulos que compõem a lista final para a escolha dos vencedores ao Prêmio FNLIJ.
Na segunda fase da Seleção Anual do Prêmio FNLIJ serão escolhidos os melhores livros de cada categoria que receberão o Prêmio FNLIJ.
Na terceira fase serão escolhidos os livros que recebem o Selo Acervo Básico FNLIJ. Fazem parte do Acervo Básico aqueles livros que embora não tenham sido considerados Altamente Recomendável podem, na opinião da FNLIJ, fazer parte de uma biblioteca com o aval desta instituição, sob o título de Acervo Básico FNLIJ.
Categoria dos Livros
A premiação FNLIJ conta, atualmente, com 18 categorias, são elas:
- Criança;
- Imagem;
- Informativo;
- Jovem;
- Literatura em Língua Portuguesa;
- Livro Brinquedo;
- Melhor Ilustração;
- Poesia;
- Projeto Editorial;
- Reconto;
- Teatro;
- Teórico;
- Tradução Adaptação Criança;
- Tradução Adaptação Jovem;
- Tradução Adaptação Informativo;
- Tradução Adaptação Reconto;
- Escritor Revelação;
- Ilustrador Revelação.