Sinopse
A solidariedade é o mais importante valor que nós seres humanos criamos. Com ela nós olhamos para as outras pessoas e agimos para juntos construir um mundo melhor para todos e todas. Há muitos jeitos de sermos solidários, o mais importante é entendermos que como diz o Che, “cada um de nós sozinho, não vale nada”, vivemos em coletivo, em sociedade e temos que fazer de tudo para que não haja exploração e desigualdade entre as pessoas.
O Che dedicou toda sua vida na luta contra a injustiça em diversos lugares do mundo. Junto com outros companheiros e companheiras fez uma revolução em Cuba que levou dignidade para o povo daquele país. Essa foi a forma que ele encontrou para expressar esse valor da solidariedade.
Este livro aqui é fruto também de uma corrente de solidariedade. Massimo Mirioli, um editor de livros italiano, publicou esse texto lá na Itália para fazer com que as pessoas conheçam melhor quem foi o Che, mas também para ajudar o povo cubano. A Aleida Guevara num gesto solidário ofereceu este livro para as crianças brasileiras e para os sem-terrinha para que conheçam melhor os ensinamentos que seu pai deixou, não só para ela, mas para todos e todas nós que queremos viver em um mundo melhor.
Aleida Guevara é médica pediatra e vive em Havana, Cuba. Filha de Ernesto Che Guevara com Aleida March, ela dedica sua vida a cuidar da população do seu país e em manter vivo o pensamento e o exemplo de seu pai.